Efeitos da lavoura sobre os solos

Categorias: Agricultura

efeitos da lavoura sobre os solos

A lavoura é o conjunto de operações primárias e secundárias realizadas para preparar uma cama de sementeira, para uma determinada cultura.

Lavoura primária é a destinada a abrir pela primeira vez o solo, é realizada com as charruas de relha de aiveca, charrua-grade (múltipla ou de aivequilhos) ou escarificador pesado. A lavoura secundária inclui as operações de refinamento e nivelação na preparação da cama de sementeira, é desenvolvida com diferentes tipos de grades de discos, gradas de dentes, rolos desterroadores, barras de mondas ou cultivadores de cinzeles e vibrocultores.

O solo é um corpo natural complexo, as suas propriedades são mutantes e evolui como tal.

Tende para um equilíbrio em que as mudanças são quase imperceptíveis em solos virgens; colocados sob cultura, procuram um novo equilíbrio com bruscas mudanças e alterações das suas propriedades físicas, químicas e biológicas e as operações de lavoura geram profundas modificações que alteram o seu equilíbrio.

Comportamento dos implementos na lavoura primária

As charruas invertem os pães de terra sobre os quais trabalham em maior ou menor grau, deixando a superfície exposta aos efeitos deteriorantes das altas temperaturas e chuvas. A charrua de relhas e aiveca incorpora cem por cento dos restolhos em superfície, a charrua de discos cinquenta por cento e a charrua-grade trinta por cento. Estes valores podem ser modificados segundo o tipo de restolho, velocidade de lavoura, inclinação dos discos…

Comportamento das diferentes ferramentas na lavoura secundária

Grade de discos, de uso frequente devido ao seu fácil manejo e versatilidade. A grade é uma ferramenta que se emprega para nivelar o terreno, romper os torrões, remover o solo e destruir ervas daninhas, gera um alto grau de erosão nos solos.

Grada de dentes, empregada para amolecer o terreno lavrado imediatamente antes da sementeira, de menor agressividade do que a ferramenta anterior, resultar ser o complemento ideal da charrua-grade, o seu grado de agressividade aumenta ao ser utilizada em tandem com a grada de discos.

Rolo desterroador, é utilizado com o fim de completar a fractura de torrões, simultaneamente actua como compactador quando a quantidade de restolho foi grande e o tempo de decomposição curto, melhorando as condições de uso para a semeadora e o contacto solo-semente. Nos solos de estrutura fraca a pressão é habitualmente excessiva, provocando a degradação da estrutura. Nos solos limosos e argilosos a sua acção provoca a formação de crostas duras.

Vibrocultor, cumpre a tarefa da grade de dentes. A sua diferença estrutural radica nos braços elásticos que o conformam. Este implemento produz com a sua vibração golpes secos sobre os torrões, partindo-os por impacto, e também descalça as ervas daninhas expondo-as ao sol. É um implemento que normalmente é usado a alta velocidade (9-12 Km/h)

A lavoura produz modificações geralmente desfavoráveis do ponto de vista da conservação de algumas propriedades dos solos: Degradação integral do recurso solo (propriedades físicas, químicas e biológicas), incremento de erosão hídrica e eólica das superfícies agrícolas e paulatina perda de produtividade dos solos.

Com a incorporação da maquinaria adequada, pretende-se encarar o crescente custo e escassez de mão-de-obra com velocidade e eficiência de trabalho na lavoura de cultura que melhorem a produtividade, mas tem de se contemplar uma atitude conservacionista dos recursos naturais, trabalhando por sistemas de produção e aproveitando a evolução dos sistemas de lavoura, com tendência para a realização das tarefas com critérios conservacionistas.

Deixe uma resposta