Fixação da carga no transporte

Categorias: Novos produtos

cintas de ligação As fitas de fixação ou cintas de ligação são fundamentais para garantir a segurança no transporte de cargas.

Vamos detalhar a Normativa de fixação de cargas para o transporte por estrada sobre camião, plataforma, reboque, trator, etc.

Normativa europeia, UNE-EN 1492-1:2000. Lingas de fitastecidas planas, fabricadas com fibras químicas para uso geral e UNE-EN 12195-2:2000 de “Dispositivos para a fixação da carga em veículos de estrada. Segurança”. Fitas de ligação fabricadas a partir de fibras químicas para cumprir com os requisitos relacionados com a segurança.

NORMA UNE-EN 12195-2. A marcação deve incluir, no mínimo, o seguinte, tendo em conta que cada conjunto de fitas de ligação, se estiver previsto que as suas partes sejam separáveis, deve ser marcado com a seguinte informação sobre uma etiqueta:

  • Capacidade de amarração (LC). Força máxima que a fita de ligação resiste.
  • Longitudes em metros: Fita de ligação de duas partes, longitude do extremo fixo, medida desde o ponto de fixação da força da peça extrema até ao rádio de giro externo do elemento de ligação da cinta sobre o dispositivo tensor. Longitude do extremo ajustável, medida desde o extremo livre da fitaaté ao ponto de fixação da força da peça extrema.
  • Força manual normalizada: força de operação de 500M (50daM sobre a etiqueta).
  • Força de tensão normalizada, depois do afrouxamento da manivela do trinquete ou força do cabrestante baseado no nível ao qual o dispositivo tensor foi submetido no ensaio tipo, quando foi concebido para ligação fricional.
  • Material. Nome do fabricante. Marcação CE. Ano de fabrico.
  • Código de rastreabilidade Norma. Alongamento em %.

A informação deve ser marcada, de forma legível e indelével, sobre uma etiqueta duradoura fixada sobre a cinta de fita de ligação.

As peças extremas, os dispositivos tensores de retenção da tensão e os indicadores de tensão de LC=5 Kn, devem ser marcados com o nome ou o símbolo do fabricante ou do fornecedor.

Deixe uma resposta