Tensiómetro Irrometer, indica quando regar

Categorias: Novos produtos

tensiómetro indica quando regarO tensiómetro Irrometer indica o esforço que devem realizar as raízes para extrair do solo a humidade que necessita a cultura. A terra seca extrai líquido do Irrometer produzindo um vazio parcial no instrumento que fica indicado no vacuómetro. Quanto mais seca a terra, mais alto o valor registado no dial do vacuómetro.

Ao humedecer-se a terra, como consequência da chuva ou de uma rega, o Irrometer volta a absorver humidade do solo, com isso se reduz a tensão e o vacuómetro indica um valor inferior até chegar a zero, isso indica que a terra alcançou outra vez a sua máxima capacidade de retenção de humidade que denominamos “capacidade de campo”.

Modelos de tensiómetro Irrometer disponíveis

Modelos (com dial de vacuómetro de 0 a 100) Longitude (cm.)
Tensiómetro ISR-150 15
Tensiómetro ISR-300 30
Tensiómetro ISR-450 45
Tensiómetro ISR-600 60
Tensiómetro ISR-900 90
Tensiómetro ISR-1200 120

Como utilizar o tensiómetro Irrometer

Não se deve calibrar, as suas leituras são igual de precisas em todo o tipo de terra. Recomendamos a utilização de, pelo menos, dois instrumentos em cada estação. Quando se tratar de culturas de raízes profundas, é recomendável o emprego de três instrumentos. A escolha de um lugar representativo da parcela cujo controlo pretendemos, é de fundamental importância.

Interpretação das leituras

  • Leituras 0-10: Solo saturado. Podem ser normais por um período de 24 horas posteriores a uma rega. Se perdurarem, indicam um excesso de humidade que pode dar lugar a asfixia das raízes.
  • Leituras 10-20: Indicam que a humidade está à disposição da planta com um esforço mínimo. Suspendem-se as regas por aspersão para evitar perdas.
  • Leituras 30-60: Nesta gama de leituras está assegurada uma boa oxigenação das raízes. Em zonas cálidas e quando se tratar de regar terra muito arenosa com pouco poder de retenção, é recomendado iniciar as regas com leituras de 30 a 45.
  • De 70 e mais: Indicam que a planta padecede stress e se aproxima do ponto de murchamento. Pode ser que exista humidade no solo, mas à planta lhe resulta muito difícil extraí-la.

Deixe uma resposta