Turbina geradora de eletricidade

Categorias: Novos produtos

turbina hidraulica geradora

Muitas conduções de fluídos canalizadas por canos estão a ser desaproveitadas para a geração de energia elétrica.

Aqui apresentamos a nossa turbina geradora de eletricidade para inserir em canos de 2″ (50,8mm de diâmetro) e de 3″ (76,2mm de diâmetro) que gera 1 Kw por hora com um caudal de 10 litros por segundo, a necessitar e ocasionar uma perda de carga ou perda de pressão de apenas 2 Kg/cm2.

Trabalha a partir de 0,8 Kg/cm2 de pressão e até a um máximo de 8 Kg/cm2 e o mesmo equipamento regula-se automaticamente para carregar e acumular a eletricidade gerada nas baterias. Em 12V gera uma potência máxima de entre 0,5 e 0,8 kWcc, em 24V de entre 0,8 e 1,2 kWcc em 48V de 1,5 kWcc.

O fluído que circula pela mini turbina, é devolvido à instalação pelo cano de saída, a diminuir uma leve percentagem de pressão relativamente à pressão de entrada e com uma geração de energia elétrica que será proporcional às condições hidráulicas de caudal e pressão presentes na instalação.

A mini turbina, muito fácil de instalar (entrada e saída com roscas macho 2″ BSP), é monitorizada mediante uma unidade de controlo; se a bateria ou baterias se encontrarem carregadas acima de 99% da sua capacidade e não existir consumo elétrico significativo, ou se a tensão da bateria ultrapassar a tensão máxima de carga, por motivos de segurança, a unidade de controlo envia a ordem a uma eletroválvula que opcionalmente se instala no cano de entrada, para que detenha ou desvie o fluxo, desta forma é interrompida completamente a passagem de água pela turbina.

O fluído que passa pela condução deve ser filtrado antes de passar pela turbina hidráulica para evitar a passagem por ela de impurezas sólidas de mais de 1 mm de diâmetro. Também é recomendável que o cano hidráulico que conduza o fluxo para a entrada da turbina, disponha pelo menos de 0,5 metros de longitude na linha reta para a boca de entrada.

Mesmo que a turbina hidráulica possa ser instalada em qualquer posição, a mais adequada é com o gerador na parte superior. A ligação do gerador da turbina hidráulica com os acumuladores elétricos ou baterias, deve ser realizada a respeitar a polaridade indicada. A tomada de terra é comum com o borne negativo do gerador e deverá ser ligada devidamente à tomada de terra da instalação.

2 comentários em "Turbina geradora de eletricidade"

  1. Helder Martins
    Helder Martins Publicado em 23/04/2018 às 4:43 pm

    Qual é a descida de pressão associada à turbina entre entrada e saída?

  2. Traxco
    Traxco Publicado em 25/04/2018 às 12:28 pm

    A descida de pressão é a que definirmos e que não necessitamos à saída para outras coisas. Por exemplo, se tivermos 4 Bar e precisarmos que à saída fiquem 2 Bar, só utilizaremos a pressão diferencial, ou seja, 2 Bar.

Deixe uma resposta