Curvas de aço para condutas de Pivot

Categorias: Rega pivot

curvas de aço para pivotNa rega mediante sistemas Pivot, a necessidade de evitar a dispersão pelo vento e a perda de água por evaporação, exige aproximar os emissores ao terreno mediante a instalação de condutas. Essas condutas estão compostas principalmente por curvas e tubos de diâmetro 3/4”, que podem ser metálicos ou plásticos.

Nos plásticos utilizam-se materiais termoplásticos resistentes aos raios UV e aos fertilizantes aplicados em dissolução com a água de rega, entretanto os metálicos são conformados a partir de tubo de aço galvanizado, dando maior fortaleza ao conjunto.

Os canos flexíveis instalados nas condutas precisam de um contrapeso (metálico ou plástico) na sua parte inferior, que mantenha a verticalidade do conjunto. Pelo contrario, os canos rígidos já garantem essa verticalidade sem necessidade de contrapeso.

Curvas de aço galvanizado para Pivot

Uma curva plástica é mais frágil face a possíveis golpes que uma curva de aço.

Partindo de tubo de aço galvanizado de 3/4” (19,05 mm) ISO-65 L2, UNE-EN10255, as curvas de aço ou pescoços de cisne são fabricadas com uma curvatura de 180º mediante um dobrador. Contam com um braço mais comprido do que o outro para facilitar a sua montagem sobre o tubo principal do Pivot, e praticam-se roscas macho NPT de 3/4” nos extremos mediante roscadora.

Tubos de aço galvanizado

Devido ao efeito do vento, o cano flexível das condutas pode enrolar-se sobre os tirantes. Mesmo utilizando fixações nas mangueiras penduradas contra os tirantes e contrapesos para garantir uma maior verticalidade, o efeito do atrito das condutas com as culturas, tem tendência para modificar os padrões de rega dos emissores instalados no seu extremo inferior. Isso pode ser evitado com condutas rígidas de aço galvanizado.

Quando é necessário instalar um cano de conduta rígida, e partindo também de tubo de aço galvanizado de 3/4” (19,05 mm) ISO-65 L2, UNE-EN10255, corta-se em diferentes comprimentos de acordo com as necessidades (1 metro, 1,5 metros, 2 metros, 3 metros) e praticam-se igualmente roscas macho NPT de 3/4” nos extremos. Estes mesmos tubos são utilizados também como canas elevadoras ou porta aspersores na rega por aspersão mediante cobertura superficial ou enterrada.

O processo de galvanização do aço utilizado no fabrico destas peças, é realizado mediante a imersão em piscinas de zinco fundido a 450º C. Este procedimento evita a oxidação e corrosão, que a humidade e a poluição ambiental ocasionam sobre o ferro sem proteção. E desta forma, dão uma maior durabilidade no tempo a estes componentes.

Compre já tubos de aço galvanizado

Deixe uma resposta