Fertirrigação com Pivot

Categorias: Rega pivot

bombas injetorasA quimigação ou fertirrigação mediante bombas doseadoras, é uma ótima solução para os agricultores que procuram otimizar o custo, a eficiência, o rendimento do seu investimento e, o que é mais importante, a produção. Na aplicação de fertilizantes são utilizadas mangueiras, injetores, misturadores, agitadores e tanques ou depósitos de armazenamento. Com isso, injeta-se de forma muito precisa na água de rega de um sistema de Pivot central, a quantidade de fertilizantes e produtos químicos requeridos.

As bombas injetoras são precisas e fiáveis, com caudais facilmente ajustáveis às características particulares dos fertilizantes (normalmente são soluções) ou produtos químicos (normalmente são partículas finas em suspensão).

A quimigação ou fertirrigação no Pivot, adequando a bomba de injeção com o sistema de rega, consegue cobrir as necessidades da cultura. O caudal requerido pode ser regulado facilmente com a bomba doseadora e o Pivot central distribuirá perfeitamente o fertilizante. Dada a elevada eficiência das bombas de injeção de fertilizantes, pode ser utilizada uma única bomba até em 3 máquinas Pivot diferentes, para projetos de regadio de grande superfície.

Aplicação precisa de fertilizantes

Esse contributo de nutrientes preciso é acomodado a cada etapa de crescimento da planta e aumenta o rendimento agrícola, com menos quantidade de fertilizante.

Se o fertilizante for aplicado com um sistema diferente ao Pivot, e no dia seguinte se filtrar e desaparecer pela água de uma tormenta, não só se perdem os fertilizantes, mas a quinta pode ficar encharcada e húmida durante vários dias, impossibilitando a entrada no campo para aplicar uma outra dose de químicos. Porém, com o Pivot central os fertilizantes podem ser aplicados no dia imediatamente posterior à dita tempestade, ou no momento que o agricultor desejar. A possibilidade de ajustar o caudal da bomba permite proporcionar mais fertilizantes com menos água, um recurso que já não requer a cultura após uma chuva abundante.

As bombas doseadoras também podem ser benéficas em caso de invasão de insetos. Os agricultores conhecem habitualmente com dias de antecipação a aparição de casos de culturas infestadas na sua zona. Isso leva a que os agricultores vizinhos compitam por contratar os serviços de aviões de aspersão aérea para aplicar inseticidas. Por outro lado, os agricultores que usam bombas doseadoras poderão injetar a quantidade de inseticida precisa de forma imediata e através dos seus Pivots de rega, solucionando rapidamente o que poderia significar uma perda desastrosa.

As bombas doseadoras de membrana hidráulica e de pistão são as mais utilizadas na indústria para uma ampla variedade de aplicações, quer rega de campos de milho, quer prados de um campo de golfe. Há diferentes tipos de bomba para aplicar a grande variedade de fertilizantes e produtos químicos que são usados na agricultura.

Vantagens de usar a tecnologia das bombas doseadoras

As principais vantagens para um agricultor de pulverizar químicos e fertilizantes através da rega por aspersão de um Pivot, são as poupanças em insumos e a obtenção de maiores rendimentos. Estes benefícios permitem ao proprietário do Pivot recuperar o seu investimento realizado na compra da máquina e da bomba doseadora.

Numa exploração agrícola nunca se poderão prognosticar com exatidão as condições meteorológicas, mas utilizando as melhores tecnologias de aplicação disponíveis no mercado, poder-se-á incrementar a viabilidade da cultura. As bombas de injeção podem tornar-se num elemento chave, rentável e económico, para qualquer sistema de rega Pivot.

Deixe uma resposta