Filtros de malha para sistemas de rega Pivot

Categorias: Rega pivot

filtro de malha L

Os filtros de malha podem ser utilizados com qualquer tipo de água, sempre que não exista nela uma contaminação excessiva.

Tipo de qualidade das águas

– Rio / Barragem: águas pouco carregadas, com menos de 50 p.p.m.
– Canal: águas medianamente carregadas, entre 50 e 100 p.p.m.
– Residuais: águas muito carregadas com mais de 100 p.p.m. Para cargas superiores é exigida uma decantação prévia.

Sistema de filtro de malha

Filtração produzida fisicamente por retenção de partículas de tamanho superior ao oco ou perfurações de uma malha de aço inoxidável AISI-304 termo soldada, tipo standard de 0,2mm. de passagem, para rega por aspersão. Na entrada do filtro, bem como na saída, colocam-se tomadas para manómetro de 1/4″, também é recomendável uma tomada para injeção de fertilizantes.

Estes filtros oferecem uma grande superfície de filtração e mínima perda de carga, com alta resistência aos efeitos produzidos pela pressão diferencial.

Limpeza

A tampa dispõe de um acoplamento com junção ou rosca fêmea à qual se coloca uma válvula de esfera ou de corrediça, para a extração durante o funcionamento de alguma da sujidade retida. A limpeza do cartucho filtrante é realizada manualmente após a sua extração do filtro, com a ajuda de água à pressão e o auxílio, caso seja necessário, de uma escova de cerdas. No caso de se filtrar água com alto conteúdo em bicarbonatos, é recomendado periodicamente mergulhar o cartucho filtrante num banho de substância ácida diluída em água, com o objeto de eliminar os restos de precipitados calcários acumulados na superfície da malha.

Sistema de filtro de malha autolimpante

Processo de filtração

Dentro do cartucho filtrante a água passa de dentro para fora através da malha, produzindo-se a filtração. A sujidade é retida e acumula-se na superfície da malha, provocando-se uma paulatina perda de carga e gerando diferenças de pressão entre o interior do cartucho filtrante e o exterior do mesmo.

Processo de auto limpeza

Pode ser programado por tempo, além de por diferença de pressão. Um valor pré-determinado na diferença de pressão envia um sinal à válvula de limpeza para a abrir e, nesse momento, começa o movimento do motor elétrico que ao girar desloca, mediante um fuso roscado a biela do sistema de limpeza. Sobre esse tubo são colocadas as boquilhas de escovas que realizam uma trajetória helicoidal a todo o comprimento do cartucho filtrante.

Ao estar aberta a válvula de limpeza, é gerada uma diferença de pressão entre o exterior do filtro (a pressão atmosférica) e o interior do filtro (pressão de trabalho), produzindo-se uma corrente de água a grande velocidade que atravessa a malha e, por meio do orifício interior das boquilhas com escovas, é conduzida para o exterior.

Compre já filtros de malha

Deixe uma resposta