Vantagens da rega por Pivô

Categorias: Rega pivot

rega por pivô

Atendendo às suas diferentes características de trabalho mecânico, podemos distingui-los em quatro: Pivô circular, deslocável, Pivô corner, Pivô lateral ou Rainger.

Tendo em consideração a extensão de trabalho:

  • Pivô circular: de 6-8 hectares a 95-100 Has.
  • Deslocável: 3 posições de 40 hectares máximo.
  • Pivô corner: máximo 120 hectares, mínimo 30-40 hectares.
  • Pivô Lateral ou Rainger: de 8-10 hectares a 250 Has no máximo.

Vantagens da rega por Pivô

Da ótica agronómica, tem as seguintes vantagens: redução da despesa em energia de entre 20% e 30%, incremento de colheita de 15% sobre outros sistemas, uniformidade de rega de 95% e menor vulnerabilidade ao vento.

Os caudais instantâneos são muito menores, eliminando desta forma as cristas de procura. Há uma melhor resposta da planta à rega diária, que tem maior capacidade de regular homogeneamente. Dá a possibilidade de atender procuras pontuais à cultura, segundo a climatologia. Permite a criação de um microclima nas culturas.

Possibilidades complementares dos sistemas

Baseado na grande uniformidade de rega do sistema Pivô e Linear, é totalmente factível realizar diversas aplicações de produtos.

A valer-se de uma bomba de injeção, são aplicados desde fertilizantes nitrogenados até suspensões claras, bem como produtos fitossanitários e herbicidas. Contamos com uma dupla possibilidade para conseguir uma adequada aplicação, como seja a injetora e a variação de a velocidade de translação do Pivô.

A uniformidade de rega do Pivô circular é de 95% e no caso do Linear aumenta para 98% aproximadamente.

Custos de exploração

Eliminamos obstáculos no campo, motivo de dificuldade nos trabalhos e de avarias.

A atenção a dedicar ao sistema de rega é de uma hora por dia aproximadamente.

Particularidades da infraestrutura

A infraestrutura para alimentar um Pivô no caso de planos de regadio por pressão natural, fica reduzida a um único hidrante por parcela. Colocado no ponto mais favorável, com chave de passagem e eletroválvula de segurança, não sendo estritamente necessárias, as válvulas de controlo de caudal e pressão, visto que os Pivôs podem ter reguladores próprios dos dois parâmetros. Evidentemente, o investimento de infraestrutura geral, como de distribuição de parcela, resulta mais económica do que noutros planeamentos alternativos.

Deixe uma resposta