Humidade em solos de diferente textura

Categorias: Rega por aspersão

textura do solo

Considera-se que um solo está saturado quando todos os seus poros estão cheios de água. Se se permitir que um solo saturado drene livremente, nesse estado considera-se que o solo está a capacidade de campo.

Esta situação é muito favorável para desenvolver as culturas, que encontram no solo água abundante retida, com uma energia que é facilmente superada pela de sucção as raízes, ao mesmo tempo que o solo está suficientemente arado para que a respiração radicular seja possível.

O conteúdo de água pode descer abaixo da capacidade de campo pelo efeito da evaporação e da transpiração das plantas. A película que rodeia as partículas torna-se cada vez mais fina.

E conforme o conteúdo de água diminui, torna-se mais difícil a absorção de água pelas raízes, até que alcança um estado denominado ponto de murchidão, que se caracteriza porque as plantas absorvem a água do solo com muita dificuldade e experimentam murchidão irreversível.

Cálculo da humidade em solos de acordo com a sua textura

A capacidade de campo e o ponto de murchidão determinam os limites máximo e mínimo da humidade do solo, que pode ser utilizada pelas culturas. A quantidade de água abrangida entre estes dois valores, define-se como água útil ou humidade disponível.

HUMIDADE NO SOLO
Textura do solo Capacidade do campo
Ponto de murchidão Humidade disponível
Arenoso 9% 2% 7%
Arenoso – franco 14% 4% 10%
Franco arenoso – limoso 23% 9% 14%
Franco arenoso + matéria orgânica 29% 10% 19%
Franco 34% 12% 22%
Franco – argiloso 30% 16% 14%
Argiloso 38% 34% 14%
Argiloso com boa estrutura 50% 30% 20%

A velocidade de infiltração dá a capacidade do solo de absorver água. No início (quando o solo está mais seco) a velocidade de penetração no solo é mais rápida, mas se continuarmos a abastecer água, chega uma altura em que esta velocidade é mais ou menos constante. Esta velocidade é conhecida como velocidade de infiltração.

VELOCIDADE DE INFILTRAÇÃO
Muito arenoso 20 – 25 mm/h
Arenoso 15 – 20 mm/h
Limo – arenoso 10 – 15 mm/h
Limo – argiloso 8 – 10 mm/h
Argiloso < 8 mm/h

Deixe uma resposta