O tensiómetro Irrometer indica o esforço que devem realizar as raízes para extrair do solo a humidade que necessita a cultura. A terra seca extrai líquido do Irrometer produzindo um vazio parcial no instrumento que fica indicado no vacuómetro. Quanto mais seca a terra, mais alto o valor registado no dial do vacuómetro.
Ao humedecer-se a terra, como consequência da chuva ou de uma rega, o Irrometer volta a absorver humidade do solo, com isso se reduz a tensão e o vacuómetro indica um valor inferior até chegar a zero, isso indica que a terra alcançou outra vez a sua máxima capacidade de retenção de humidade que denominamos “capacidade de campo”.
Modelos de tensiómetro Irrometer disponíveis
Modelos (com dial de vacuómetro de 0 a 100)
Longitude (cm.)
ISR-150
15
ISR-300
30
ISR-450
45
ISR-600
60
ISR-900
90
ISR-1200
120
Como utilizar o tensiómetro Irrometer
Não se deve calibrar, as suas leituras são igual de precisas em todo o tipo de terra. Recomendamos a utilização de, pelo menos, dois instrumentos em cada estação. Quando se tratar de culturas de raízes profundas, é recomendável o emprego de três instrumentos. A escolha de um lugar representativo da parcela cujo controlo pretendemos, é de fundamental importância.
Interpretação das leituras
Leituras 0-10: Solo saturado. Podem ser normais por um período de 24 horas posteriores a uma rega. Se perdurarem, indicam um excesso de humidade que pode dar lugar a asfixia das raízes.
Leituras 10-20: Indicam que a humidade está à disposição da planta com um esforço mínimo. Suspendem-se as regas por aspersão para evitar perdas.
Leituras 30-60: Nesta gama de leituras está assegurada uma boa oxigenação das raízes. Em zonas cálidas e quando se tratar de regar terra muito arenosa com pouco poder de retenção, é recomendado iniciar as regas com leituras de 30 a 45.
De 70 e mais: Indicam que a planta padecede stress e se aproxima do ponto de murchamento. Pode ser que exista humidade no solo, mas à planta lhe resulta muito difícil extraí-la.
A depender da profundidade da massa radicular de cada cultura, podemos determinar os comprimentos de tensiómetros mais adequados, geralmente em 2 ou 3 profundidades diferentes. Exemplo: para amendoeira é recomendado instalar 3 (a 45, 90 e 120 cm de profundidade).
Nós usamos cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Você pode obter mais informações aqui, Ao continuar a visitar este website, concorda implicitamente com o uso de cookies.
Boa tarde, tenho um pomar de kiwis (7 Ha) e 3 Ha de mirtilos, e estou a procura de tensiometros para poder fazer o controlo de humidade no solo.
Devo ter em conta o tipo de cultura na altura de selecionar o comprimento do tensiómetro?
A depender da profundidade da massa radicular de cada cultura, podemos determinar os comprimentos de tensiómetros mais adequados, geralmente em 2 ou 3 profundidades diferentes. Exemplo: para amendoeira é recomendado instalar 3 (a 45, 90 e 120 cm de profundidade).