Possíveis avarias

Possíveis avarias de um Pivot e a sua solução

possíveis avarias de um Pivot e a sua solução

A seguir explicamos brevemente as principais avarias, incidentes, causas possíveis e intervenções a efetuar.

A máquina para com uma torre atrasada e o circuito de segurança aberto

  • Motor queimado: substituir o motor.
  • Bobina do contactor defeituosa: substituir a bobina.
  • Micro de torre defeituoso: substituir o micro do cofre.
  • Contactos frouxos: apertar ligações.
  • A torre não avança e o motor gira: ver as juntas de cardan, os pernos do cardan, os redutores de roda, etc. Reparar ou substituir os elementos defeituosos.
  • A torre não avança, o motor está bem e o térmico faz disjunção: ver os redutores de torre, o redutor de motor, os fusíveis, se faltar uma fase, etc. Reparar ou substituir os elementos defeituosos.

A máquina para com uma torre adiantada, qualquer que seja o sentido de marcha

  • Contacto de contactor desligado: substituir o contactor.

O Pivot para estando em linha reta

  • Circuito de segurança aberto, micro-contactor de segurança defeituoso, ligação afrouxada ou má: usar o ohmímetro com o fim de localizar o defeito e repará-lo.
  • Fusíveis de potência fundidos ou interruptor diferencial disparado: procurar a causa e reparar.
  • Bobina do contactor inversor defeituosa: substituir a bobina.
  • Doseador cíclico defeituoso: reparar ou substituir o doseador cíclico.
  • Transformador do circuito de comando defeituoso: substituir o transformador.
  • Motor da última torre defeituoso: substituir o motor.
  • Deficientes ligações na última torre: refazer as ligações.
  • Bobina de contactor da última torre defeituosa: substituir a bobina.

Torres desalinhadas

  • Varetas de comando com má regulação (porcas afrouxadas): colocar a máquina em linha e proceder à regulação das varetas de comando.

2 comentários em “Possíveis avarias

  • 23/06/2021 às 9:17 am
    Permalink

    Tenho um problema num Pivot Valley de oito torres, espero que me possam orientar para o solucionar. O equipamento é um bocado velho (de 2007), mas está muito bem conservado.
    O problema é que quando vai no sentido anti-horário (reversa), de repente para e muda de direção. No entanto, quando avança para a frente, nunca se para e trabalha normalmente. O equipamento tem um sistema de auto reversa para que não regue 360°.

    Revisei todo o diagrama e aparentemente todo o elétrico está correto. O que mais posso fazer?

  • 24/06/2021 às 2:14 pm
    Permalink

    Deveria revisar com atenção a linha de auto-reversa, mais concretamente os dois cabos de esquerda e direita. Parece ser que quando aqueça, há um cruzamento elétrico, talvez um cabo solto ou um relé defeituoso, que deveria substituir.

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