As transmissões cardan agrÃcolas devem cumprir as máximas exigências de prestações e funcionalidade (elevada fiabilidade, peso reduzido, fáceis de instalar e simples de engordurar). As cruzetas projetadas e construÃdas para a agricultura, partindo de uma boa mecanização e de uns tratamentos térmicos especiais, devem ser muito robustas, de elevada resistência à flexão dos pernos, com rolamentos de rolos e retentores de dois lábios, que garantam uma duração prolongada.
Em agricultura, o par transmitido é elevado e variável, ainda os ângulos de giro dos nós agrÃcolas são sempre grandes e variáveis. As máquinas agrÃcolas trabalham habitualmente em condições ambientais difÃceis de pó e humidade, portanto os componentes de estanqueidade exercem uma função fundamental para manter a gordura e evitar a entrada de agentes externos, ao mesmo tempo que devem permitir a saÃda da gordura quando se bombear na cruzeta.
Tipos de transmissão cardan
Podemos pormenorizar vários tipos de cardan agrÃcola a depender dos seus elementos: cardan standard, cardan com embraiagem, cardan roda livre, cardan roda livre de trincos, cardan com homocinética, cardan com dupla homocinética, cardan com limitador de par de fusÃvel e transmissão cardan com limitador de par de espigões.
Descrever com exatidão a transmissão agrÃcola necessária
Pormenorizar corretamente a tomada de força agrÃcola facilita a sua seleção ou construção. A informação principal fica resumida nos seguintes pontos: cavalos do trator, informação dos extremos (se são estriados, tipo de estrias, medidas…), tipo de tubo, se tem proteção e longitude completamente fechada.
É recomendável a utilização de proteções adequadas para transmissões e tomadas de força que cubram todas as partes em rotação. Antes de colocar a máquina em funcionamento, é necessário assegurar-se de que a transmissão é a adequada por longitude, dimensões, proteções e sistemas de segurança. O trator deve ser engatado à máquina, de tal forma que os ângulos dos nós da transmissão sejam o mais reduzidos possÃveis e iguais entre eles.
Nós a cardan simples: os ângulos destes nós podem ser muito amplos durante os giros do trator, mas não devem superá-los 45º, mesmo sendo iguais entre eles.
Nós homocinéticos: Podem trabalhar com ângulos amplos de entre 50º e 80º segundo o tipo, durante breves perÃodos de tempo, sem gerar variações de velocidade.
Muito interessante a relação qualidade-preço da transmissão cardan que adquiri. É para um trator de 50 CV de toma da padrão que faz meio metro recolhida e um metro aberta.