A soja, una das plantas mais importantes cultivadas em todo mundo, é a primeira a ter seu genoma sequenciado. A notícia abre caminho para novas formas de cultivo da leguminosa. A pesquisa durou 15 anos e foi feita por um grupo internacional de pesquisadores.
Usada na produção de alimentos e até na generação de energia, a soja tem papel fundamental na segurança alimentar global e na saúde humana.
Somente na alimentação, o grão é usado na produção de farinha, leite, substitutos da carne, tofu e óleo.
Os cientistas conseguiram sequenciar 85% dos 1,1 bilhão de pares de base da soja usando a técnica conhecida como shotgun do genoma completo. Em genética, a sequenciação shotgun é um método usado para sequenciamento de fitas longas de DNA, por meio da qual o genoma é “explodido” em fragmentos poquenos e sequenciado em larga escala.
O sequenciamento shotgun foi uma das tecnologias precursoras responsável por possibilitar o sequenciamento do genoma completo.
Segundo Molly Llahn, da divisão de pesquisa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, as descobertas sobre a soja poderão levar ao desenvolvimento de variedades mais resistentes às mudanças climáticas e pragas. Além disso, a leguminosa poderá ser modificada para produzir mais óleo e proteína
Nós usamos cookies para proporcionar uma melhor experiência de navegação. Você pode obter mais informações aqui, Ao continuar a visitar este website, concorda implicitamente com o uso de cookies.