O tratamento da água estancada em reservatórios ou em depósitos, trata de prevenir as
obstruções causadas na rega por algas, bactérias ou precipitados quÃmicos.
A cloração consiste em um tratamento quÃmico que descompõe a matéria orgânica, entretanto a acidificação dissolve as matérias sólidas formadas.
Após realizar os tratamentos quÃmicos, tem que se eliminar a corrente de refluxo que vai a jusante, uma vez que pode provocar a contaminação de canos, poços ou depósitos de água potável.
A água de rega é armazenada habitualmente em reservatórios e depósitos ao ar livre. Esta água estancada é um meio ideal para a aparição de algas, e devem ser eliminadas, uma vez que obstruem inevitavelmente os emissores, filtros e reguladores de pressão.
O tratamento mais efetivo para eliminar as algas consiste na aplicação de sulfato de cobre na água. Aplicando 2 g/m3, previne-se o desenvolvimento de qualquer classe de alga, e se já estiverem desenvolvidas, a dose a aplicar deve ser entre 4 e 5 g/m3.
A razão mais comum das obstruções é a proliferação de microrganismos no interior dos canos da instalação. Há três fatores que favorecem a sua aparição: a temperatura, a qualidade da água, e a transparência dos materiais do cano.
As bactérias alimentam-se das algas mortas, e oxidam as formas solúveis e tornam-nas em insolúveis. Os precipitados quÃmicos que formam, unem-se aos corpos das bactérias, formando uma massa gelatinosa que se adere à s conduções, aos reguladores de pressão e aos emissores de rega.
Cloração
O tratamento mais eficaz e económico para chegar a destruir as algas e bactérias é a cloração, incorporar à água de rega:
- Hipoclorito sódico. É utilizado em instalações pequenas.
- Cloro gasoso. Será necessário pessoal especializado para poder aplicá-lo. É utilizado em instalações grandes.
Para matar os microrganismos de maneira efetiva, é necessário um tempo de contacto de 30-60 minutos. Os tratamentos preventivos são aplicados ao final da rega, deixando a água tratada nos canos até à próxima rega.
Existe um sistema alternativo que aconselhamos, para eliminar algas em reservatórios de água com ondas magnéticas. Este sistema instala-se facilmente no depósito ou reservatório e emite ondas eletromagnéticas com a finalidade de que a água absorva melhor o oxigénio.